Tudo começou em 2004 com o GMail. O Gmail era um serviço de e-mail que prometia crescer de acordo com o uso feito por seus usuários. Lembro que tínhamos um contador de espaço que sempre ia subindo durante nossos acessos ao serviço. E-mail gratuito para sempre. E ainda segue gratuito. Chegou em um limite: 15GB tanto para seus emails quanto para suas fotos, documentos e demais arquivos que você envie para backup ou somente para armazenamento.
Então, se você tem seuemail@gmail.com, ele vai continuar funcionando perfeitamente e gratuitamente.
Acontece que o Google ofereceu mais que isso. Digamos que você tenha um domínio portaldoracional.com.br e queira aproveita a plataforma do Gmail para diminuir spam, padronizar a forma de acesso, ou seja qual o motivo que o leva a migrar para a plataforma do Google, o Google permitiu gratuitamente que você configurasse seus serviços de qualqueremail@portaldoracional.com.br para funcionar dentro do Gmail gratuitamente. Isso em 2006.
Em 2012, o Google resolveu ‘melhorar’ os serviços e passou a oferecer um Workspace com mais funcionalidades para todos. Os que já usavam o @Gmail ganharam alguns novos serviços gratuitos. Os demais @domínios.com.br poderiam seguir utilizando os serviços gratuitos mas algumas melhorias precisariam ser contratadas e pagas. Mas o e-mail seguiria funcionando gratuitamente. Os limites eram de 15GB para cada conta de e-mail e o domínio poderia ter 20 contas gratuitas. Ou seja, 300GB de espaço gratuito.
O mundo dá voltas ao redor do sol, 16 voltas depois da criação do Gmail para outros domínios, o Google resolveu cobrar pelo que até então era gratuito.
Em abril de 2022, eu recebi um aviso que meu domínio deveria cadastrar um cartão de crédito para continuar usando a plataforma do Google para guardar seja lá o que tenha guardado no Gmail mas que usa meu domínio como base. Tudo certo. Usei o serviço por uma década sem custos. É justo que se cobre pelo serviço. Mas acontece que eu sou pobre. O valor para cada conta de e-mail com 15GB de espaço ficou na bagatela de US$ 6,00/mês. Ou US$ 72,00 por ano. Se você tem 20 contas de e-mail da sua empresa no GMail, fica a bagatela de US$ 1,440.00 por ano. DÓLAR. DÓLAR. Espero que estejamos nos entendendo. Na cotação de hoje, sem IOF, ficaria um pequeno contrato de R$ 7.409,95.
Eu tenho servidores em Linux sem limites de contas de email e sem limites de domínios por US$ 11,00 por mês, ou US$ 132,00 por ano. Na mesma cotação de hoje, temos R$ 679,25. Menos de 10% do valor que o Google está cobrando.
Em abril, quando fui informado sobre esse ‘problema’, eu avisei todos os meus clientes sobre essa cobrança e sobre as implicações. Criei todo um manual de como retirar os e-mails do Google e migrar para nossos próprios servidores. Enviei para cada cliente. 2 clientes solicitaram que eu fizesse o serviço. Cobrei pelo serviço prestado. Os demais, nada falaram e nada fizeram. A conta chegou.
O pior é que agora, esses clientes que perderam o acesso às suas contas vieram para cima de mim solicitando uma solução que eu não tenho. Entre abril e agosto, eu tinha a solução. Se tivessem lido o manual que eu fiz, eles próprios teriam migrado seus arquivos e e-mails para o servidor do próprio domínio deles sem custo adicional. Não querendo agir por conta própria, poderiam ter solicitado o serviço de migração que é cobrado por hora de serviço. Mas agora, sem acesso aos consoles do Google, eu não sei como recuperar esses dados todos.
Às vezes é chato, mas é necessário a leitura dos e-mails recebidos. O Workspace do Google vem avisando todos os e-mails cadastrados na plataforma. Eu re-avisei cada um dos clientes e mostrei a solução. Infelizmente, eu não tenho solução para esse momento.
E era isso que eu queria contar. Leiam seus e-mails.