Moradoras do Assentamento Paulo Freire participaram nesta segunda-feira (17) de uma ação da campanha “Outubro Rosa”, que tem o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre câncer de mama e colo do útero.
A equipe da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), com apoio da equipe multidisciplinar da Atenção Primária em Saúde (APS) e da Assistência Social da Residência Multiprofissional da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), tratou com a comunidade sobre direitos e deveres do paciente com câncer. A atividade destacou acesso aos benefícios previdenciários e orientação de fluxo de exames e tratamento.
“Informamos sobre a disponibilidade da cobertura no SUS (Sistema Único de Saúde), INSS (Instituto Nacional da Seguridade Social) e encaminhamos pacientes para mamografia. Realizamos ainda tarefa com fisioterapeuta estimulando o paciente e também distribuímos panfletos educativos”, explicou Thamara Isadora, que participou da ação.
Ela destacou ainda a importância de abordar esta temática para difusão do conhecimento. “Geralmente o “Outubro Rosa” só trata a parte de prevenção e tratamento, a parte do direito do paciente acometido pelo câncer foi a primeira vez. Essas pessoas da zona rural desconhecem a realidade dos seus direitos, então vimos a necessidade de informá-los sobre o tema”, completou.
A explanação detalhou direitos sociais da mulher com câncer de mama. Entre eles estão: a lei dos 60 dias; aposentadoria por invalidez; amparo assistencial ao idoso e ao deficiente; isenção de imposto de renda na aposentadoria; auxílio-doença; saque do FGTS; três dias de folga por ano; tratamento fora do domicílio no SUS; compra de veículos e IPVA; e reconstrução mamária.