As ações pedagógicas da Semana Nacional de Trânsito seguem no fim de semana com programação no Partage Shopping Mossoró. A partir das 10h deste sábado (24), a Prefeitura de Mossoró, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito (SESDEM), realiza ações com atividades lúdicas para crianças, exposições de viaturas, distribuição de brindes, além da emissão da credencial de estacionamento especial para idosos e pessoas com deficiência.
Comemorada de 18 a 25 de setembro, a Semana Nacional de Trânsito evidencia o cuidado e respeito no trânsito, focando sempre na importância da cultura de paz e a redução de acidentes no trânsito. Como parte da programação, a Prefeitura de Mossoró realiza exposição das viaturas do trânsito para a sociedade.
O município distribuirá kits aos visitantes do espaço, com materiais educativos que levam informações sobre condução segura e a importância de seguir as leis de trânsito. A programação também contempla crianças, com atividades lúdicas que visam explicar o uso correto da faixa de pedestres e a função do semáforo.
Também será possível a emissão ou renovação do cartão especial de estacionamento destinado a idosos e pessoas com deficiência. Para aquisição do Cartão do Idoso é preciso ter mais de 60 anos e apresentar os seguintes documentos: RG ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH) – original e cópia; Comprovante de endereço em nome do idoso – original e cópia; Formulário de requerimento do Cartão do Idoso (disponível na Sesdem) – original.
Para a emissão do cartão de estacionamento para pessoas com deficiência é preciso os seguintes documentos: Atestado médico referente à deficiência permanente ou temporária; RG ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH) – original e cópia; Comprovante de endereço em nome do requerente – cópia.
Para solicitar a renovação basta levar o cartão vencido e um documento oficial com foto. A emissão acontece em menos de 5 minutos, gratuitamente. A nova credencial vem com elementos inovadores e traz praticidade no formato e tamanho, além da validade que passou de 1 ano para até 5 anos. O documento é válido em todo o território nacional.
Foto: Wilson Moreno